Skip to content

Políticas

DECLARAÇÃO DA POLÍTICA DE QSMS

Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional

A POSIDONIA Shipping & Trading Ltda., empresa especializada no afretamento e operação de navios, através de sua Diretoria, estabelece a Política de QSMS alinhada ao seu direcionamento estratégico e que norteia seu Sistema de Gestão Integrado, mantendo o compromisso de zelar e exigir dos seus colaboradores o fiel cumprimento como segue:

  • Satisfazer seus clientes e partes interessadas, se possível superando suas expectativas, em especial no que diz respeito à preservação da integridade da carga e cumprimento de tempo de entrega

  • Fazer com que suas atividades em terra e durante a navegação de sua frota sejam executadas com segurança adequada, preservando a integridade de pessoas, propriedades e a proteção ao meio ambiente; 
  • Fazer uso de métodos de avaliação, análise, redução e eliminação, sempre que possível, dos aspectos ambientais significativos, entre eles a geração de resíduos sólidos e a poluição hídrica e atmosférica, assim como da eliminação dos perigos e redução dos riscos de segurança e saúde da força de trabalho, sobretudo aqueles associados às atividades de operação na navegação;
  • Incentivar a motivação e dedicação de seus colaboradores, dando oportunidades a que todos recebam treinamento adequado;
  • Estimular a interação entre todos os envolvidos, sejam funcionários, terceirizados ou visitantes, na consulta, participação e proposição de ideias e/ou sugestões;
  • Preservar seu patrimônio, efetuando manutenção adequada em seus navios e seus equipamentos, para que cumpram seus compromissos com segurança e qualidade;
  • Atender à legislação em vigor, normas e requisitos aplicáveis aos negócios da empresa;
  • Aprimorar continuamente seus processos e indicadores, objetivando clientes satisfeitos, operações seguras e ágeis.

Código de Conduta Antissuborno

A POSIDONIA Shipping & Trading Ltda adota, por meio deste, o seguinte Código de Conduta com relação a todas as transações comerciais, sejam locais ou internacionais:

LEIS LOCAIS E ESTRANGEIRAS: Nem a POSIDONIA Shipping & Trading nem qualquer um que atue em nome da POSIDONIA Shipping & Trading podem, direta ou indiretamente, desobedecer ou tentar fugir ao cumprimento de leis e regulamentos de qualquer país onde, com o qual ou através do qual a POSIDONIA Shipping & Trading procure fazer negócios. O fato de um ato ilícito ser uma “prática comercial usual” em qualquer país não é justificativa suficiente para o não cumprimento desta disposição.

SUBORNO e PAGAMENTOS PARA FAVORECIMENTO: Nem a POSIDONIA Shipping & Trading nem qualquer um que atue em nome da POSIDONIA Shipping & Trading podem, direta ou indiretamente, oferecer ou fornecer suborno, e todas as solicitações de suborno devem ser expressamente rejeitadas.

Suborno inclui qualquer oferta, promessa ou presente de qualquer vantagem pecuniária ou de outro tipo, diretamente ou por meio de intermediários, a funcionários públicos, partidos políticos, candidatos a cargo eletivo ou dirigente partidário, ou a funcionário do setor privado, para que o referido dirigente ou funcionário execute ou deixe de executar obrigação para obter ou manter negócios ou qualquer outra vantagem comercial.

Nem a POSIDONIA Shipping & Trading nem qualquer um que atue em nome da POSIDONIA Shipping & Trading podem oferecer ou realizar pagamentos a funcionários públicos a fim de estimulá-los a agilizar serviços oficiais rotineiros que eles são, de qualquer forma, obrigados a executar. A POSIDONIA Shipping & Trading, ou qualquer um que atue em nome da POSIDONIA Shipping & Trading, terá discrição para descumprir essa proibição caso acredite haver uma ameaça imediata à sua saúde ou segurança, ou à de outrem. As circunstâncias de tal pagamento deve ser relatada assim que possível depois do evento, e o pagamento deve ser registrado adequadamente. A POSIDONIA Shipping & Trading reconhece que a prática da extorsão está disseminada e que o envolvimento da comunidade empresarial aumenta a demanda por pagamentos de suborno.

SUBORNOS: Nem a POSIDONIA Shipping & Trading nem qualquer um que atue em nome da POSIDONIA Shipping & Trading poderão oferecer ou aceitar “propina” de parte do pagamento de contrato de funcionários de terceiros ou outros meios, como subcontratações, pedidos de compra ou contratos de consultoria, a fim de direcionar pagamentos a funcionários públicos, candidatos a cargo eletivo, funcionários de terceiros em um contrato, seus parentes ou parceiros comerciais.

“Propina” é uma forma particular de suborno que ocorre quando uma pessoa de confiança do empregador ou que esteja em um cargo público tem alguma responsabilidade pela concessão de um benefício e o faz de forma a assegurar um retorno (propina) de parte do valor da transação, beneficiando essa pessoa sem o conhecimento ou a autorização do empregador ou do poder público a quem a pessoa responde.

CONFLITOS DE INTERESSES: A POSIDONIA Shipping & Trading e qualquer um que atue em nome da POSIDONIA Shipping & Trading evitarão qualquer relacionamento ou atividade que possa prejudicar ou parecer prejudicar sua capacidade de tomar decisões comerciais objetivas e adequadas no desempenho de nossas tarefas.

CONTRIBUIÇÕES POLÍTICAS: Nem a POSIDONIA Shipping & Trading nem qualquer um que atue em nome da POSIDONIA Shipping & Trading poderão efetuar contribuições políticas a fim de obter uma vantagem comercial ilícita. A POSIDONIA Shipping & Trading deverá cumprir todos os requisitos de divulgação pública.

CONTRIBUIÇÕES FILANTRÓPICAS: A POSIDONIA Shipping & Trading e qualquer um que atue em nome da POSIDONIA Shipping & Trading poderão fazer contribuições apenas para finalidades filantrópicas de boa-fé e somente quando permitido pela legislação do país onde a contribuição for feita. As contribuições feitas para obter uma vantagem comercial ilícita são proibidas.

EXTORSÃO: A POSIDONIA Shipping & Trading e qualquer um que atue em nome da POSIDONIA Shipping & Trading rejeitarão qualquer solicitação direta ou indireta de funcionários públicos, partidos políticos, dirigentes partidários ou funcionários do setor privado de vantagem pecuniária ou de outro tipo para executar ou deixar de executar suas obrigações.

PRESENTES, HOSPITALIDADE E ENTRETENIMENTO: A POSIDONIA Shipping & Trading e qualquer um que atue em nome da POSIDONIA Shipping & Trading deverão evitar a oferta ou o recebimento de presentes, refeições, entretenimento, hospitalidade ou pagamento de despesas sempre que esses itens puderem afetar significativamente o resultado das transações comerciais, não forem despesas razoáveis e de boa-fé, ou infringirem as leis do país do destinatário.

EXIGÊNCIA DE RELATO: Todos os diretores e funcionários da POSIDONIA Shipping & Trading e qualquer um que atue em nome da POSIDONIA Shipping & Trading deverão relatar prontamente à diretoria qualquer violação real ou potencial deste Código de Conduta, incluindo qualquer situação em que sejam sujeitados a qualquer forma de extorsão ou solicitados a participar de alguma forma de um esquema de suborno, sem medo de que suas relações comerciais ou seus empregos sejam afetados negativamente. Os relatórios devem ser tratados de modo confidencial até onde possível, de forma consistente com a necessidade de realizar uma investigação completa.

RESPOSTA DA EMPRESA: Nenhum funcionário sofrerá rebaixamentos, penalidades ou outras consequências negativas por não pagar subornos, mesmo que a POSIDONIA Shipping & Trading possa perder negócios devido à recusa do funcionário em participar do esquema. Os funcionários devem relatar supostas violações deste Código de Conduta à diretoria, e nenhum funcionário sofrerá rebaixamentos, penalidades ou consequências negativas devido a seus relatos.

A POSIDONIA Shipping & Trading aplicará, quando apropriado, sanções a funcionários, fornecedores ou outros parceiros comerciais por violações deste Código de Conduta.

CONTABILIDADE: A POSIDONIA Shipping & Trading deverá manter registros financeiros completos e precisos, assegurando que todas as transações sejam registradas de maneira correta, precisa e razoável em um único conjunto de livros.